Projetos

Assessoria Técnica

A assessoria se constitui no apoio para a aplicação prática de conhecimentos específicos, sendo seu objetivo o diagnóstico e a aplicação de soluções técnicas em situações práticas. Consiste em aconselhamento e acompanhamento junto aos clientes em uma abordagem mais prática, voltada ao resultado. 
Agrega pesquisadores e profissionais experientes atuando juntos em busca das soluções mais adequadas para as questões do dia a dia das organizações. Em geral, não se limita a uma análise restrita e pontual (ad hoc), e seu principal objetivo é a obtenção dos melhores resultados para o negócio.


Clientes

Em desenvolvimento


Estudos Técnicos

Os estudos técnicos são avaliações, análises ou orientações especializadas que não representam uma opinião, mas a aplicação dos conhecimentos técnicos em uma situação pontual (ad hoc). Seu produto consiste em um relatório técnico ou um laudo conclusivo, que é elaborado com a utilização dos conhecimentos práticos, técnicos, normativos, teóricos e doutrinários aplicáveis a um determinado assunto específico.


Outros Projetos

A FIPECAFI pode desenvolver quaisquer projetos associados ao seu campo de conhecimento. Em um ambiente altamente competitivo, em que as mudanças ocorrem de forma cada vez mais veloz, a Fundação busca constantemente atuar para promover os melhores resultados por meio da disseminação e aplicação do conhecimento. Isso se notabiliza também na busca por soluções tecnológicas e em serviços que permitam a melhoria da eficiência e da competitividade das organizações.


Pareceres Técnicos

Um parecer expressa uma opinião técnica fundamentada, emitida por um especialista da FIPECAFI no assunto e é utilizado para dar suporte a decisões sobre questões que exigem argumentação sólida e convincente.


Pesquisas

A pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação do conhecimento são a essência da FIPECAFI. A atividade fundamental desenvolvida pela área de projetos caracteriza-se pela aplicação prática de conhecimentos modernos desenvolvidos ou estudados no meio acadêmico, levando ao mercado análises e soluções apoiadas em sólidas pesquisas e estudos.


Os pesquisadores que atuam nos projetos da FIPECAFI também conduzem diversas atividades acadêmicas, inclusive em conjunto com o Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A atuação da Fundação em projetos consiste em uma via de duas mãos: por um lado, valiosos e modernos conhecimentos acadêmicos são levados à prática das organizações; por outro lado, os profissionais envolvidos nos projetos têm a oportunidade de levar estas experiências ao desenvolvimento de suas pesquisas e atividades acadêmicas, proporcionando um rico ciclo virtuoso de aprendizado constante e validação dos conhecimentos adquiridos.

Estas experiências também contribuem para o enriquecimento das atividades de ensino conduzidas no âmbito da Universidade de São Paulo e da Faculdade FIPECAFI, multiplicando ainda mais o conhecimento adquirido.